Centenário Luiz Gonzaga

DEFINIÇÃO

A Universidade Regional do Cariri – URCA é uma IES vinculada a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior - SECITECE do Estado do Ceará. Constitui juntamente com a UECE e a UVA as três universidades estaduais do Ceará. A URCA foi criada em 1986 e desde então tem mantido em sua estrutura organizativa a Pró-Reitoria de Extensão - PROEX que goza do mesmo status das demais Pró-Reitorias.

No tocante a Extensão Universitária a URCA por meio da PROEX integra o Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras – FORPROEX, tendo o Plano Nacional de Extensão como referência e instrumento norteador da política extensionistas adotada nos últimos anos.

A URCA toma para si e para sua política de Extensão o conceito e as definições adotadas pelo FORPROEX, assim “A Extensão Universitária, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, é um processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre universidade e outros setores da sociedade” (FORPROEX, 2010).
A extensão universitária compreende as seguintes atividades:

  1. Programas;
  2. Projetos;
  3. Cursos de extensão nas modalidades de: difusão, aperfeiçoamento, aprofundamento;
  4. Eventos;
  5. Serviços.
  6. Atividade de divulgação artística, cultural, científica, técnica, tecnológica ou desportiva por meio de:

a) Cursos de Difusão;
b) Projetos dirigidos à educação básica;
c) Exposições e feiras;
d) Divulgação nos meios de comunicação;
e) Redação de textos de divulgação;
f) Produção de materiais didáticos para a educação básica e outras clientelas, tais como: fitas sonoras, vídeos, filmes, dispositivos e meios de armazenamentos digitais;
g) Produção de jornais, livros, revistas, partituras, boletins técnicos, catálogos e outros;
h) Apresentações musicais e concertos;
i) Apresentações teatrais, leituras dramatizadas, produções cênicas, projetos técnicos e artísticos em teatro e dança;
j) Eventos desportivos;
l) Promoção e organização de eventos científicos, técnicos, tecnológicos, culturais, artísticos e desportivos;
m) Contribuição em eventos científicos, técnicos, tecnológicos, culturais, artísticos, desportivos, palestras, conferências, seminários, simpósios, jornadas, encontros, oficinas, reuniões e congressos;
n) Participação na elaboração de projetos de lei e normas legais e técnicas;
o) Elaboração de pareceres, laudos técnicos e perícias judiciais;
p) Participação em projetos comunitários.

Consideram-se como produto das ações de extensão, publicações e outros produtos acadêmicos, tais como: livro, capítulo de livro, anais, catálogo, manual, cartilha, jornal, revista, artigo, folder, programa, relatório técnico, filme, vídeo, CD, DVD, programa de rádio, programa de TV, aplicativo para computador, jogo educativo, produto artístico, desportivo entre outros.

Programa de Extensão é um conjunto de macro atividades extensionistas integradas às políticas institucionais por um objetivo comum, orçamento, cronograma e processo de avaliação definidos, com execução de médio e longo prazo.

Projetos de Extensão são conjuntos de ações processuais e contínuas de caráter educativo, social, desportivo, cultural, científico ou tecnológico, com objetivo definido e prazo de execução determinado.

Programas ou Projetos de extensão poderão ser contemplados com bolsas, sendo submetidos a processo de seleção e regulamentação por edital específico, viabilizando a participação de alunos, sob orientação de professor e/ou técnico-administrativo de nível superior.

Programas ou Projetos de extensão que envolvam, em paralelo, atividades de pesquisa com animais e serem humanos deverão ser submetidos à análise do Comitê de Ética, conforme Resolução N°196/96 do Conselho Nacional de Saúde.

 
     
URCA | GRADUAÇÃO | ASSUNTOS ESTUDANTIS | PÓS-GRADUAÇÃO | DESENVOLVIMENTO UNIVERSITÁRIO | PLANEJAMENTO |